« Hackers, GPL e afins | Inicio | Nvu »

outubro 29, 2003

IA 1

Em 10 minutos tenho que ir para uma aula de "Inteligência Artificial Avançada". Hoje discutiremos um ponto um tanto filosófico: a inteligência pode ser gerada a partir da mera manipulação de símbolos? Ou ainda: semântica pode ser gerada a partir da sintaxe unicamente? Ou ainda: pode um computador, unicamente pela execução de um programa, ser considerado inteligente?

É filosófico pois ninguém conseguiu formalizar quaisquer destas questões de modo aceitável, apesar de haver algumas tentativas parciais. Eu realmente não creio que apenas com um programa tradicional seja possível gerar inteligência, pois um programa é fixo em sua estrutura, mesmo que adaptável na sua base de dados. E adaptabilidade é essencial para inteligência até onde vejo. Um programa que pode modificar a si próprio, e não só a sua base de dados, tem mais chances de mostrar um comportamento que poderíamos chamar de inteligente. E é por isso que eu me interessei por Computação Evolutiva.

E você? Acredita que teremos computadores inteligentes, que precisamos de algo mais que computadores ou que jamais conseguiremos recriar uma inteligência?

16 comentarios

que pena q nao vou poder participar dessa discussao, vou estar ocupada em casa enfiando sorvete no nariz!

mas falando serio, eu vi um programa na A&E, explicando que estavam tentando criar um algoritmo para botar o elemento "emoção" no meio dos calculos, pq esse eh um elemento importante na hora das decisões humanas, e soh assim iam conseguir q uma maquina fosse menos "artificial".
iam começar com alguem bem simples, tipo, a força q a pessoa usa ao digitar no teclado, e modificações no tom de voz, pro computador reconhecer e reagir de acordo.

*algo, nao alguem.

questão de tempo...

UAU!!! Será que ele vai dizer "eu te amo mamãe" que nem no filme do Spielberg? hauahuahauahaua

Não necessariamente fixos em sua estrutura, é possivel que um programa seja programado (duh!) para alterar o proprio código e assim "evoluir" :)

Eu sou uma das pessoas que não acreditam na Inteligência Artificial. Que usem outra palavra então, mas Inteligência não!
Em tempo: morte ao prolog. :P

Poxa, eu acho que "inteligência" está correto, o termo "artificial" é que não. Se uma inteligência for emergente, não há nada de artificial nela.

hoje em dia vem se falando mais em "inteligencia computacional" eu acho :)

Eu não acredito em inteligência enquanto definição de capacidade cognitiva. Somos completamente irracionais. Sendo assim, não temos sequer inteligência natural. O que dirá artificial?

É certo que o conceito de inteligência sempre esteve atrelado à idéia de processos de cognição - aprendizado, compreensão e capacidade dedutiva e indutiva. Mas ainda assim, é complicado falar em "inteligência" strictu sensu... O que seria "ser inteligente"? Ser culto? ser capaz de raciocinar? ser capaz de processar informações e chegar a um resultado possível? Ou será que a inteligência é um conceito atrelado à nossa capacidade de adaptação no mundo e perpetuação da espécie dominando as demais espécies?

Estou lendo um livro do Oswald Spengler chamado "Man and Technics", onde ele defende a idéia de que a técnica nada mais é do que uma forma dos seres humanos tentarem dominar a natureza, como "animals of prey" que são e tentar dominar tudo, como seres imbuídos da "vontade de poder" de Nietszche. Bem legal. E discute a relação direta homem- tecnologia e a eterna pergunta "Tecnologia pra quê? Onde queremos chegar com isso" a que poderiamos acrescentar "IA pra quê? Onde queremos chegar com isso?"

Eu nunca me perguntei isso, a tecnologia tem seu papel muito bem definido no meu mundo. :)

A inteligência é uma forma de adaptação. Não creio que seja possível existir inteligência em computadores enquanto os sistemas forem digitais. No final das contas, é tudo baseado em 0 e 1. sim ou não, não tem o talvez. O grande problema disso tudo é que não sabemos como funciona o cérebro humano, e enquanto não se souber tudo do funcionamento do cérebro, não será possível emular tal coisa em um sistema de computador.

Não acho que seja preciso saber com funciona o cérebro para criar sistemas inteligentes. Dominamos o vôo muito antes de entendermos como as aves voavam. E, mesmo, o que fizemos foi algo MUITO diferente do sistema que elas (aves) utilizam.

E tudo é 0 e 1 no final. Mesmo sistemas analógicos possuem limites, nada é tão "talvez" que não possa ser discretizado. Qualquer coisa pode ser codificada com 0 e 1, com precisão que se desejar. Isso não é limitante.

E, se ainda assim, precisa-se de um "talvez", então 00 = sim, 01 e 10 = talvez, 11 = não. Pronto. :)

Aliás, sou da teoria de que só consideraremos um sistema inteligente quando não conseguirmos mais entendê-lo. Daí evolução. A inteligência tem que ser emergente e não construída.

Não li os comentários anteriores e minha opinião me faria perder algumas amizades .. :-)

IA é muito legal. Parte do presuposto de resolver problemas atraves de conhecimentos ja existentes. Artificial pq os computadores resolvem calculos matemáticos atraves de algoritmos prontos, não conseguem fazer um algorimo, temos q fazer para eles. Computadores só levam vantagem na velocidade de processamento. Mas não sabem sair de problemas sozinhos. se surgir algo novo travam....

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el outubro 29, 2003 3:28 PM.

Hackers, GPL e afins es la entrada anterior en este blog.

Nvu es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.