« Comentários | Inicio | Dilbert Sprite »

fevereiro 26, 2004

Aleatoriedade

Aleatoriedade
Escrever um livro sobre matemática é sempre um desafio. Manter o interesse do leitor em meio a multidões de fórmulas e símbolos é a principal dificuldade e poucos autores se arriscam sequer a tentar, quanto mais a ter sucesso. Simon Singh, autor de "O Último Teorema de Fermat" e "Quebrando o Código", realiza tal tarefa com maestria, sendo de longe o melhor na área. O segredo parece se basear em manter um delicado equilíbrio entre tecnicidade e biografias através de uma rica contextualização de cada equação, descoberta e evento.

Deborah Bennett, em seu recente "Aleatoriedade", tenta repetir a fórmula, mas apenas arranhando o necessário para realizar um ótimo livro. Aleatoriedade trata da história dos eventos aleatórios, como eles eram vistos no passado e como evoluíram até a maneira como os vemos hoje, ressaltando a importância do seu estudo. O tema é excelente e há grande nomes envolvidos (como von Neumman, Pascal e Gauss) mas, ao final do livro, fica aquela sensação de como poderia ter sido se tivesse sido escrito por alguém como Singh.

Bennett peca pela simplificação. Ao tentar tornar os fundamentos matemáticos mais palatáveis acaba por realizar simplificações às vezes grosseiras. Quase tudo justificável, desde que houvesse compensação em algum outro lado. Mas a biografia dos envolvidos é rápida, quase inexistente. Não há contextualização suficiente, o leitor não se prende em uma linha contínua de narração. Isso é algo que deveria ser esperado, já que o livro é pequeno (cerca de 200 páginas) e já parece ter sido esticado além do seu conteúdo, já que há espaçamento 1,5 e largas margens. O formato acaba em um meio termo entre um livro técnico e um jornalístico, mas sem o melhor de ambos.

Porém, nem tudo é ruim. Bennett parece conseguir cobrir boa parte do que há para ser dito sobre a aleatoriedade, apesar da forma superficial. Isso torna o livro valioso para quem está começando a se interessar por áreas como estatística e probabilidade.

E a capa é muito bonita.

3 comentarios

quase comprei esse livro, mas ae acabei levando outro mais garantido.. hehe

Eu quero conseguir "O ultimo teorema de Fermat", mas do Amir Aczel (mesmo autor de "O pendulo") e nao do Simon Singh =oD

qual tu me recomenda? hehe

cya

Do Simon Singh, com certeza! É um dos melhores livros que já li :)

O livro é bom, mas a capa poderia ser um pouco mais aleatórioa!!!rsrsrsrs

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el fevereiro 26, 2004 1:52 PM.

Comentários es la entrada anterior en este blog.

Dilbert Sprite es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.