« Cães sabem quando seus donos estão chegando | Inicio | MD4 no 277 »

março 9, 2004

Sync

Sync
Terminei recentemente de ler o livro Sync: The Emerging Science of Spontaneous Order. Neste, o matemático Steven Strogatz relata os primórdios e as últimas pesquisas em um dos ramos do estudo de sistemas emergentes: a sincronização espontânea.

A sincronização espontânea acontece quando múltiplos agentes interagem e, de repente, sincronizam-se de alguma forma sem que haja um líder ou algo fora do sistema mostrando como devem se sincronizar. Eles devem se sincronizar através de regras internas unicamente. O exemplo mais citado é um tipo vagalume que, quando junto com outros, piscam sincronamente com perfeição. Mas o domínio do livro se estende inclusive a objetos não-vivos, como osciladores eletrônicos e mesmo relógios de pêndulo. O ponto do livro é: sistemas complexos não só podem apresentar sincronização emergente como em alguns sistemas isso é inevitável.

O estilo da escrita é bem informal. Não há uma única equação em todo o livro e pouquíssimas figuras ou ilustrações. Na verdade, o livro é uma espécie de auto-biografia de Strogatz, já que sua linha de raciocínio segue a ordem com que ele teve contato com determinados tópicos, cronologicamente. Uma coisa estranha no livro é que apenas os primeiros capítulos entram a fundo na sincronização de agentes, os demais esse assunto é tocado apenas de raspão, apesar de interessantes. Também há, inclusive e naturalmente, um capítulo unicamente tratando da teoria de seu orientado mais famoso, Duncan Watts, que trata sobre as redes "small-world". Bastante interessante.

É um bom livro, mas também segue o formato bastante popular hoje em dia, de jornalismo científico. Não há como se tornar um especialista com o material contido, nem essa é a intenção. Mas em um livro escrito por matemático, eu esperaria pelo menos meia dúzia de equações, nem que fossem opcionais para leitura. No fim, o livro é um pouco decepcionante, mas altamente recomendável.

4 comentarios

Achei interesante o seu artigo, mesmo que não sou cientista. Vou ter que ler o livro. Se eu estou entendendo corretamente, é uma tentativa da parte da ciença explicar a ordem que existe no mundo...fora Deus.

correção..não no mundo e sim no universo.

Faltou falar que o livro é referente a tese de doutorado da Raquel e que me foi emprestado e recomendado por ela. Bem como foi ela que te apresentou o Duncan Wats e a teoria dele. :P

Raquel: Ei, vc não me emprestou o Duncan Watts ainda :P :*

André: a ciência como um todo é uma tentativa de explicar a ordem do Universo... Mas o Strogatz não quer ir tão longe, ele se preocupa em explicar uma parte e se satisfaz com isso.

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el março 9, 2004 7:49 PM.

Cães sabem quando seus donos estão chegando es la entrada anterior en este blog.

MD4 no 277 es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.