« Este Blog | Inicio | Nightwish 2 »

dezembro 7, 2004

Firefox + Thunderbird VS Opera

Com o lançamento das versões finais do Firefox e Thunderbird, é hora de se perguntar se vale a pena migrar do Opera e seu cliente de e-mail integrado, M2. Tentando responder esta questão, achei este interessante site, que faz uma comparação de performance e uso de recursos entre estes três programas.

O resultado é bastante evidente: o Opera consideravelmente menos recursos que a combinação de Firefox e Thunderbird. E também é mais rápido para abrir e retornar de uma minimização. No quesito técnico, Opera vence.

Em termos de usabilidade, pela minha experiência, tenho uma mistura de sentimentos. A interface tanto do Firefox e do Thunderbird é muito mais simpática e, subjetivamente, organizada. Porém, o navegador do Opera oferece algumas vantagens. Por exemplo, nas raras vezes que o navegador se fechou por algum problema, ele retornou exatamente como estava. Da mesma forma, após fechar o navegador e reabrí-lo, ele retorna como o deixei. Há um plug-in para o Firefox que faz algo semelhante, mas não funciona quando o programa se fecha por erro e o Firefox recarrega as páginas, enquanto o Opera recupera do cache. Isto é, tudo está *exatamente* como foi deixado.

O M2, por sua vez, é muito veloz. As caixas de mensagens ocupam mais espaço, mas isto por que é armazenado um índice que permite buscas por e-mails de forma muito rápida. Aliás, instantânea. A maior vantagem do M2 era seu sistema de caixas virtuais, onde um e-mail pode aparecer em mais de uma pasta. Porém, o Thunderbird agora faz algo semelhante e, adicionalmente, se livrou daquelas horríveis múltiplas caixas para cada conta.

O grande ponto negativo do Opera não é nem que ele tem o código fechado. O maior problema é que ele é pago e, optando-se por não pagar, há constantemente anúncios sendo mostrados no navegador. Os anúncios ocupam cerca de 30 pixels de altura (e toda largura), logo abaixo do menu do programa, e são discretos o suficiente para não incomodarem. O segundo grande ponto negativo é que ele é um ilustre desconhecido ainda e, como tal, não conta com muito suporte por parte de desenvolvedores e webdesigners. Como resultado, alguns sites não funcionam muito bem, sendo o maior exemplo o Gmail, que não funciona de jeito algum.

Somando-se tudo, permaneço com o Opera e seu M2. Naturalmente, matenho também o Firefox instalado para aqueles sites que recusam-se a adotar padrões de código e não funcionam no Opera. Por sorte, são minoria.

4 comentarios

Tenho que dizer que a tua analise me pareceu um tanto tendenciosa. :-)
Já faz algum tempo que usei o Opera, mas ele não era tão rápido assim, e a não ser que ele tenha sido muito otimizado, não creio que tenha se tornado mais rápido que o Firefox, e tenho a mesma opinião quanto ao Thunderbird/M2. Agora, esse negócio de quardar as tabs do Opera é muito bom, eu gostava bastante disso quando utilizava ele. Mas uma pergunta, o M2 tem suporte para S/MIME?

Não é minha a análise de performance, é daquele site ali.

Nem idéia se suporta S/MIME... :)

O suporte a S/MIME ainda é o que mais me faz usar Thunderbird.

Para aqueles q ainda não decidiram de q lado ficar vejam este site:
http://my.opera.com/parolin/blog/2007/10/05/opera-vs-firefox-vs-internet-explorer?cid=20123451#comment20123451

ele diz tudo.

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el dezembro 7, 2004 12:45 PM.

Este Blog es la entrada anterior en este blog.

Nightwish 2 es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.