« Clássicos | Inicio | TV Pirata »

fevereiro 5, 2005

A Galinha

Por que, cientificamente, a galinha atravessou a rua? E o que concluiriam cientistas-filósofos famosos (ou pelo menos que li recentemente) com esta pergunta? Acho que seria algo mais ou menos assim:

Richard Dawkins: os genes da galinha foram moldados pela evolução para que ela desejasse atravessar a rua. Ela atravessa pois isto se mostrou vantajoso para seus antepassados.

Jay Gould: considerando o full hand na natureza, há milhões de galinhas que não atravessam a rua. Essa galinha atravessa por um mero acaso.

Steven Johnson: a decisão de atravessar a rua emerge de uma complexa interação entre as múltiplas células que compõem o cérebro auto-organizado da galinha.

Maturana e Varela: a rua não existe separada da galinha. É necessário suspender o julgamento sobre quem atravessa quem. A galinha vivencia a travessia enquanto a travessia vivencia a galinha.

Steven Strogatz: a galinha atravessa em resposta a um auto-ajuste devido a outras galinhas também estarem a ponto de atravessar a mesma rua, sincronizando a travessia como osciladores em sintonia.

Steven Pinker: a evolução moldou o córtex neuronal da galinha para que ela respondesse ao estímulo da calçada, fazendo com que emoções e sentimentos despertem e que ela deseje atravessar a rua.

Carl Sagan: como avaliar que a galinha realmente atravessou a rua? Vemos o mundo com olhos falíveis e a travessia deve ser submetida à experimentação científica. Até lá, nenhum julgamento é definitivo.

Baseados nos livros, respectivamente: O Gene Egoísta, Lance de Dados, Emergência, A Árvore do Conhecimento, Sync, Como a Mente Funciona, O Mundo Assombrado pelos Demônios.

15 comentarios

HAHAHAHAHHAHAHAHAHA

eu li isso tudo qdo tava na ufrgs. to pensando seriamente a comecar a escrever meus pensamentos sobre ciencia. talvez um dia alguem publique e vire uma dessas baboseiras de ciencia pra leigos. deve dar pra ganhar uns pilas.

Escreve, escreve! Aliás, de acordo contigo, por que a galinha atravessou a rua? :)

Realmente sensacional! Pode ser o primeiro capítulo de uma série temática - a galinha atravessando a rua sob a ótica da ciência, da religião, da filosofia, da política nacional... Imagine como seria a resposta do Lula: "companheiro Ricardo, a reafão da galinha demonsfra que estamos no caminho ferto, e que a esperanfa ainda pode fencer o medo"...

Ih, tem pelo menos um milhão de respostas de gente famosa para essa pergunta. Exemplo. Espero que estas sejam pelo menos as primeiras "científicas" :)

Huehaheauheua. Excelentes as respostas do Marcel Marceau e do Noam Chomsky nesse link que tu colocou.

haiahiuahiauhaiuhaui
O Derrida desse link também está ótimo. E o Einstein. E a Emily Dickinson. Mas muitos eu não entendi. :P

Aahahahaha muito bom :P No do Johnson não podia falatr a palavra "emergência". Tb achei insteressante a "reciprocidade" e a "interdependência" em Maturana e Varela ahahahaha

Q isso? Escrevi tudo errado!!!

Hilário e muito inteligente!

Ah! E tu ainda tem que ler o novo do Steven Johnson, MIND WIDE OPEN (http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=747608&sid=0102891387164104799460&k5=2E54095F&uid=064997401219413). Vamos ver se ele continua o papo da emergência.

Não sou muito do Steven Johnson, mas até fiquei com vontade de ler esse.

Mas tu só leu Emergencia, onde ele só relata coisas que não entende direiot. Cultura da Interface é melhor - menos jornalístico, mais teórico. Não é uma pesquisa, mas um conjunto de idéias arriscadas - mas muito boas - sobre mudanças na linguagem a partir dos computadores.

Hehehehe!! :P
Andei visitando a Raquel...e t achei. :P

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el fevereiro 5, 2005 9:52 AM.

Clássicos es la entrada anterior en este blog.

TV Pirata es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.