« A Galinha | Inicio | Sampa »

fevereiro 11, 2005

TV Pirata

Outra coisa que não sobrevive a uma revisita é a "TV Pirata", que o Multishow está reprisando. Quando foi ao ar pela primeira vez, eu lembro de achar muito divertido. Mesmo anos depois, eu utilizava o programa como referência nostálgica: "não fazem mais programas bons como a TV Pirata...".

Pois resolvi rever alguns episódios. O timing do humor é errado, as atuações são péssimas, as idéias escabrosas. Tudo que senti durante os episódios era uma vergonha imensa por um dia ter gostado daquilo.

Poderia-se argumentar que, para a época, TV Pirata era razoavelmente sofisticado. Mas eu vejo "Saturday Night Live" da mesma época e acho muito bom, senão melhor que os atuais. Só restam duas conclusões possíveis:

1) Brasileiro não sabe fazer humor na televisão. Não há um programa humorístico realmente bom atualmente e não há por que ter noções de que um dia já foi bom. Pode ser um problema com a língua, com os atores (sempre os mesmos, aliás) ou com diretores e roteiristas em geral, mas não há nada que preste.

2) Eu sou um chato elistista que gosta do humor internacional só por que é internacional. Sou um nova-iorquino frustrado.

Não descarto a segunda possibilidade, mas eu tento conscientemente avaliar os programas humorísticos sem ser levado pela questão cultural. O que é impossível, mas eu tento. Há uma terceira explicação, porém: o povo brasileiro tem um humor peculiar (aka. horrível) e a TV não tem coragem de explorar outras formas que não as garantidas de humor (aka. Casseta e Planeta).

Há uma luz, pelo menos, no fim do túnel. O novo programa "Novo Programa", que eu não vi, pareceu ser algo bom. São os mesmos caras de "Sexo Frágil", que não era exatamente bom mas tinha potencial ou, pelo menos, bons atores e boa direção. Dado um pouco mais de tempo poderia amadurecer e se tornar algo decente. Mas mais importante é que esses programas mostram uma nova tendência da Globo em experimentar com outras fórmulas. No momento apenas para constatar que não dão certo, mas já é alguma coisa.

Me lembro agora que tenho boas lembranças de "Comédias da Vida Privada". Que vou manter apenas como lembranças, pois tenho até medo de rever hoje.


Compre o DVD duplo com o melhor da TV Pirata! Clique aqui.

11 comentarios

Eu era um pigmeu na época da TV Pirata, mas me lembro que adorava. A minha irmã gravava todos e se as fitas não mofaram, devemos ter os episódios aqui ainda. O problema do humor brasileiro é que é um humor, muitas vezes, apelativo. Fala muito de sexo e perde de fazer piadas sobre outras coisas que poderiam ser bem mais engraçadas. Apelação cansa e deve ser por isso que tu prefere o SNL. Eu, não gosto de SNL :P Sexo Frágil eu gostava porque tinha uma coisa meio surreal, aquela atuação meio forçada que eu achava muito engraçada. Ah, cada vez mais eu me lamento de ter Viacabo... eu QUERO MULTISHOW!!!!

Ricardo, também vi a reprise e também achei muito diferente do que eu achava antes. O mesmo aconteceu com a Armação Ilimitada que também está reprisando. Não seria mal da televisão brasileira e não dos programas humorísticos somente? Se fores olhar, esses dois citados tinham direção do Guel Arraes, dos excelentes O Auto da Compadecida, Caramuru e Comédia da Vida Privada. Eu acredito que, além do amadurecimento da equipe que produziu, tem o fator "momento". Cada pessoa está pronta a receber informações da época em que vive.
Aliás, não seria um problema da comunicação como um todo? Podemos perceber os mesmos problemas na propaganda, no rádio, nos jornais, enfim, em todo tipo de comunicação. Eu percebo isso até com relação à música. Eu não consigo ouvir mais Faith No More, Dire Straits. É claro que tem coisas que são imortais. Essas são as grandes obras.

Talvez, Cuca. Acho que realmente para cada coisa há seu momento. Mas, por exemplo, eu ouço Dire Straits e sei o porquê daquilo ser bom dado o contexto da época (e ainda acho bom hoje). Eu vejo TV Pirata e não consigo conceber como aquilo poderia ser engraçado em qualquer contexto aceitável. Certo, há exceções e sketches iluminados, mas são raros. E mesmo idéias boas são destruídas por atuações lamentaveis ou direção pobre.

E concordo que deve ser um problema da TV como um todo, que se estende ao cinema: eu não suporto mais ver os mesmos atores! Talvez isso conte na TV Pirata também, ver um programa de 15 anos (é isso?) com os mesmíssimos atores de hoje é cruel. É pedir demais da nossa capacidade de separar ator e personagem (idem para filmes americanos!).

Em favor da TV Pirata: a abertura eu ainda acho muito boa, uma das mais criativas da televisão.

eu tenho a impressão de que, apesar das sacadas fantásticas que eles têm volta e meia, a maior parte dos piores sketches que já vi na vida saíram dos estúdios do snl... e não se trata da questão "é engraçado dentro do contexto deles". era mau gosto e tosquice na mais pura essência.

Posso dizer que Saturday Night Live é do mesmo nivel da TV Pirata, uns esquetes muitos bons e outros uma merda!
estou baixando uns capitulos da tv pirata, e estou me divertindo! Putz! Fogo no rabo ainda é muito bom! A mulher que fica presa na cobertura é maravilhoso! O super safo é uma merda, Tv macho e legalzinho....
Como no SNL, o esquete de Noticias sacaneando as celebridades é muuuito ruim! Os produtos inventados para os comercias são bem fraquinhos, os cheerleaders são ótimos! Ladies man é uma bosta e por aí vai.....ao meu ver, SNL é a Tv pirata de lá, nem muito bom, mas nem muito ruim...

Bem, isso é verdade, mas eu acho que SNL, até uns 8 anos atrás, tinha um nível elevadíssimo devido a uma safra muito boa de humoristas. TV Pirata sempre contou com um elenco meio fixo, inclusive de roteiristas, o que tornava complicado manter um nível elevado.

Gosto de pensar que o Laerte era o que havia de melhor lá.

Mas confesso que preciso assistir mais TV Pirata. O DVD está aí, estou reunindo coragem (e amigos) para ver.

Cada comentário sobre TV Pirata tem fundamento. Também assistia quando adolescente e morria de rir. Comprei o DVD e me senti entediado, achei que fosse um mal dia. Tentei novamente no dia seguinte, mas não consegui terminar sem acelerar as cenas. A verdade é que amadurecemos com o passar do tempo e os valores vão perdendo peso diante dos novos conceitos críticos que adquirimos. Existem coisas que ultrapassam os limites das décadas e outras ficam aprisionadas no tempo. Também gostava de Spectroman. hoje passo batido...

Espero que não seja muito tarde para comentar: não sou muito fã de SNL e minhas memórias do TV Pirata são de algo muito engraçado (não assisti ainda ao DVD e perdi as retransmissões da Multishow). Vantagens a TV Pirata tinha - e muitas! - sobre um Pânico na TV e um Casseta e Planeta da vida: recursos, uma (muito) maior liberdade (podiam parodiar o SBT, vejam só!) etc. Mas concordo que ver os mesmíssimos artistas por décadas e décadas a fio pode ser (e geralmente é) bem cansativo... Mas então, como ainda apreciamos (eu, pelo menos) o Monty Python's Flying Circus, com sua trupe que há décadas não sai do mainstrean cinematográfico anglo-saxão? Concordo que há uma enorme diferença entre as tradições cômicas inglesa e brasileira (Peter Sellers X Mazzaropi; The Lady Killers X O Homem do Sputinik; Bernard Shaw X quem mesmo?), mas ainda assim produzimos um Machado de Assis, que é dos humoristas mais sutis e deliciosos que já pisou a Terra. Um cineasta italiano (Monicelli) disse que a diferença entre as sociedades maduras e imaturas é que as imaturas preferem o drama, enquanto as maduras valorizam a comédia - estará aí o problema? Aos sociólogos a resposta, mas uma breve comparação entre as comédias estadunidentes (na maioria bobagens infantilóides) e as inglesas parece dar certa razão a esta afirmação.

Alguem gravou todos os programas da tv pirata que passou no multishow?
entre em contato please!!!!
emerson_eleuterio@yahoo.com.br

Humor, no Brasil...fala sério!!!!!

Conta outra, pq o humor no Brasil se existiu eu ainda não havia nascido....
Agora , apelação isso tem demaissss.....Só tem mulher de partes de fora, e piadinhas sem graça...se bobear minha filinha conta piadas mais engraçadas....

Humor, no Brasil...fala sério!!!!!

Conta outra, pq o humor no Brasil se existiu eu ainda não havia nascido....
Agora , apelação isso tem demaissss.....Só tem mulher de partes de fora, e piadinhas sem graça...se bobear minha filinha conta piadas mais engraçadas....

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el fevereiro 11, 2005 11:54 AM.

A Galinha es la entrada anterior en este blog.

Sampa es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.