« Oslo | Inicio | Clássicos »

março 21, 2005

GTA

Um dos últimos "60 minutes", programa americano consagrado de jornalismo, tratou sobre um americano que roubou um carro e matou três policiais. Após ser pego, seu advogado alegou que ele fez tudo isso devido à influência de um jogo de videogame (PlayStation2). O jogo? Grand Theft Auto.

Os parentes das vítimas estão processando tanto a produtora do jogo como a Sony, fabricante do videogame, por supostamente induzirem o comportamento violento que culminou com a morte dos policiais.

É uma questão complicada. Como o advogado de defesa colocou, se o juiz tivesse aceitado essa argumentação (o que não fez), não haveriam mais limites nos processos possíveis. De fato, já houveram casos semelhantes para todo tipo de coisa imaginável: músicas, livros, filmes, gibis, demônios. Pessoas que têm uma tendência à violência podem usar virtualmente qualquer coisa para disparar um comportamento agressivo.

Eu já acho que a pior coisa que um jogo faz é dessensibilizar para a violência, o que é o mesmo que ver crimes todo dia no noticiário, exceto que no noticiário as imagens são MUITO mais reais. Convenhamos, GTA é bonito mas não é nem próximo de algo real. Na vidade real você não encontra armas nas ruas, você não sobrevive a mais que meia dúzia de tiros, você não consegue parar um carro apenas se jogando na frente dele. E definitivamente pessoas reais usam mais polígonos.

Também há a questão de se jogos violentos podem ser benéficos, afinal o jogador está descarregando um tipo de energia no jogo que poderia acumular na forma de estresse e acabar com o indivíduo dando tiros reais por aí.

Nesta questão sobressai-se o velho problema estatístico. Dentre as milhões de pessoas que jogam o jogo, quantas mostram comportamento agressivo? Como isso se compara com outras milhões de pessoas que nunca jogaram um jogo? No mundo todo, há um aumento de agressividade que coincida com o lançamento de jogos violentos? São perguntas que ninguém se interessa em responder pois é muito mais fácil se ater a meia dúzia de casos e especular sobre a impenetrável psíque humana.

6 comentarios

Ah. Se na vida real eu pudesse digitar PANZER minha vida seria muito mais divertida :P

gesundheit!
esses mericanos são doentes....

bah se tu tivesse nocao do q eles passam no noticiario (e no jornal) aqui.. eh um desastre atras do outro! assassinato, suicidio, gatinhos espancados, massacre da serra eletrica

e tudo com aquela cara seria (quase rindo) e maquiada de apresentador, aaaargh

eu me sinto mal de ver. serio

gunsgunsguns

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el março 21, 2005 10:39 PM.

Oslo es la entrada anterior en este blog.

Clássicos es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.