« MuVo² | Inicio | Pichação »

maio 3, 2005

Flickr e processamento

Há pouco tempo, acessar um website era algo simples do ponto de vista de processamento. Qualquer processador dava conta de praticamente todos os sites, desde que não tivesse um aplicativo Java mais complexo.

Pois o Flickr, provavelmente o aplicativo web mais bem bolado dos últimos tempos, abusa dos processadores. Ao acessar uma foto, o uso de processamento do meu navegador sobe consideravelmente. Isto quer dizer que provavelmente o Flickr é um site que não é usável em computadores mais antigos, um precedente interessante para a world wide web...

Questões computacionais-filosóficas a parte, o Flickr é realmente uma aplicativo interessante, que faz bom uso das tecnologias web disponíveis como nenhum outro site comercial já fez. Além disso, presta um serviço que atualmente me parece imbatível no seu nicho. Não entendo como alguém suporta usar o Fotolog, por exemplo.

Na verdade, o Fotolog poderia encontrar seu próprio nicho se aproveitando das peculiaridades do Flickr. "Fotos sem frescura" poderia ser o lema. As páginas do Fotolog exigem pouquíssimo do processador e são menores comparativamente também. Claro que, tratando-se de imagens, o tamanho do código torna-se percentualmente irrelevante, mas como o Google já mostrou em sua interface ultra-simples, cada byte conta. Porém, o caos nos servidores do Fotolog sequer garantem um serviço estável, quanto mais rápido.

Não sei que fim levará o Flickr após a aquisição pelo Yahoo, mas até agora considero-o o estado da arte no armazenamento on-line de fotos. Mal posso esperar pela resposta do Google.

4 comentarios

A resposta do Google provavelmente vai ser comprar o Yahoo levando junto o Flickr. Do jeito que as coisas andam vão restar apenas três empresas: Microsoft, Adobe e Google. :P

E a Apple, vai ser comprada por quem? :)

Pensei que a Microsoft já tivesse comprado a Apple uns dois anos atrás...

Ela tem uma percentagem lá das ações, mas não é majoritária ainda. :)

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el maio 3, 2005 11:46 AM.

MuVo² es la entrada anterior en este blog.

Pichação es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.