« Pinturas 3D | Inicio | Projeto Origami »

março 4, 2006

Asus W5 (ou W5000 ou W5G00)

Depois de passar três anos com um notebook Toshiba de 3Kg e tela de 15" cheguei a conclusão inevitável que notebooks têm que ser portáteis e não apenas transportáveis. A diferença é que algo meramente transportável envolve dores musculares e muita incomodação.

Asus W5
Entra o Asus W5. Com sua tela de 12" widescreen e levíssimo 1.6Kg, pareceu-me o notebook ideal. Após 3 meses de uso, não me arrependo da escolha.

A Asus é bem conhecida por suas placas-mães para PCs e é relativamente recente sua entrada no mercado de notebooks. Corre um boato que as fábricas da Asus já são responsáveis pela fabricação de notebooks bem conhecidos como o Sony Vaio e o Apple iBook. Com esse tipo de experiência em mãos, não é de se admirar que tenham resolvido fazer suas próprias linhas de portáteis.

O Asus W5 faz parte da categoria "ultra-portáteis" de notebooks Asus e recebeu alguma atenção da mídia internacional por ser um dos poucos notebooks PCs oferecidos na cor branca, tornando-o semelhante ao iBook e trazer embutida uma saliente webcam de 1.3 MPixels.

O meu veio na cor preto-grafite, que era uma série especial limitada que aparentemente se tornou padrão devido à grande aceitação. Internamente, ele tem a combinação Centrino e é composto de:

  • LCD de 12" widescreen
  • Pentium-M 740 de 1.73GHz
  • 512MB DDR2
  • 60GB no HD, 4200 RPM
  • Chipset Intel 915GM
  • Gravador de DVD
  • Leitor de cartão Memory Stick, SD e MMC
  • USB (3 saídas), Firewire, S-Video, monitor, microfone, fones, PCMCIA, modem e rede
  • Webcam e microfone embutidos
  • Placa wireless Intel
  • Bateria com duração de cerca de 2 horas

A grande falha é realmente neste último item. A bateria dura apenas 2 horas, com uso moderado. Meu antigo Toshiba durava pelo menos 3 horas e já era pouco. Há a opção de se adquirir baterias extras que chegam a 9 horas de duração, mas no Brasil são difíceis de serem encontradas e adicionaria muito ao peso do notebook.

A segunda falha é a relativa dificuldade de se instalar todos os drivers necessários para fazer funcionar cada função extra do notebook. Há botões para ligar/desligar a placa wireless, controlar o volume, ligar o microfone, tirar foto com a webcam e mudar a velocidade do processador. Praticamente cada uma dessas funções tem um driver extra que deve ser instalado no Windows e que certamente sequer devem funcionar no Linux. Até o momento, os botões do microfone e foto simplesmente não funcionam e por vezes a câmera não é reconhecida pelo Windows (aparentemente após retornar de uma hibernação).

Deixando de lados essas duas falhas, o restante só merece elogios. A tela tem um excelente contraste, ainda que um pouco reflexiva demais. O fato de ser widescreen já a deixa preparada para o Windows Vista e sua provável Sidebar (atualmente, uso a Google Sidebar para preencher o espaço extra). O HD poderia ser de 5400 RPM, mas dá conta do recado. O chipset tem embutida uma placa de vídeo melhor que eu esperava - tenho jogado GTA San Andreas sem problemas, ainda que com níveis baixos de detalhes.

Enquanto meu antigo Toshiba era um forno portátil, o W5 permanece relativamente morno na maior parte do tempo - exceção quando se está jogando ou utilizando a CPU de forma intensiva. Outro contraste é em relação ao nível de ruídos - praticamente não se escuta barulho algum vindo do notebook.

O teclado é no formato ABNT2, mas um "Fixa" escrito sobre o Caps Lock revela que o notebook foi fabricado para o mercado de Portugal. As teclas tem tamanho bom e a digitação é tão fácil quanto no antigo Toshiba. Incomoda, no entanto, a tecla de "/" e "?" que está posicionada em um lugar não-ortodoxo, abaixo do shift direito. Leva-se algum tempo para se acostumar, mas a alternativa seria fazer como os Vaio - encurtar a tecla shift para colocar o "?" do seu lado. É praticamente impossível acertar a maldita tecla shift nos Vaio, prefiro a interrogação onde está no W5.

As demais funções fazem o que se espera delas. O gravador de DVD aceita DVD-R, DVD+R e demais variações RW. As USB são 2.0 e bem posicionadas: uma no lado direito, uma no lado esquerdo e uma atrás. A saída de ar no lado direito pode incomodar, no verão, os destros quando estiverem usando mouse. Aliás, o W5 acompanha um mouse Asus sem fio muito prático.

webcam asus w5
A webcam tem resolução acima da média para webcams e possui uma boa qualidade de imagem. Ela pode ser rotacionada para apontar para o usuário ou para a parte de trás do notebook, caso alguém deseje espionar alguma outra pessoa. O microfone, no entanto, sempre aponta para o usuário.

Os alto-falantes embutidos são ruins, talvez abaixo da média para notebooks. São diminutos e posicionados logo abaixo da tela, mas não chegam a ficar abafados se alguém desejar escutar música com a tela fechada. Seja como for, ter fones de ouvido é altamente recomendável.

No mais, é um excelente notebook. É bastante rápido e rivaliza notebooks bem maiores. Com apenas 1.6Kg, carregá-lo é um prazer e no pacote ele ainda acompanha uma bolsa protetora no tamanho exato do computador. É um dos notebooks mais bonitos e completos do mercado, além de ser um dos mais leves. Não é, certamente, um dos mais baratos mas em termos de custo benefício, levando em conta portabilidade, é imbatível.

20 comentarios

po, demorou, hein? eu te falei isso do tamanho/peso há séculos. :P

Parabéns pela aquisição ricardo! Parece ser uma máquina bem boa. Tu sabe que eu também cheguei à mesma conclusão? De início eu achei que um notebook com monitor de 15" seria uma boa, pois seria bom pra jogar e ver filmes e tal. Mas não é. Realmente, notebook tem mesmo que ser o menor possível, e quanto mais leve, melhor!

Quanto ao hardware ser reconhecido pelo linux, olha, é bem provável que reconheça tudo. Dá um pouco de trabalho, é verdade, mas é difícil um dispositivo que o linux não reconheça. No meu funciona tudo: rede, som, winmodem, firewire, a porta de infra-vermelho, inclusive a aceleradora 3D (ATI Radeon mobility) com os drivers proprietários da ati, que agora, já fazem parte do debian unstable :)

Com relação ao aquecimento, nem me fala, porque, para sair mais barato, "enjambraram" um processador Pentium 4 normal (não-mobile) no gabinete do meu note (não sabia que era assim). No verão, não dá pra usar coisas que exijam muito tempo o uso de 100% do processador, pois ele apaga. Se eu morasse no nordeste, tava ferrado. É verdade que dá pra remendar isso baixando o clock do CPU. Mas é meio inconveniente.. Baixar o clock justamente no momento que eu mais preciso do CPU.

Ricardo, acabei de comprar um Toshiba M55-S325. Também concordo com você no quesito portabilidade, mas isso só se aplica quando se tem um desktop em casa. Como me desfazerei no meu de casa e o notebook será meu único micro, preferi um monitor de 14, nem tão grande, nem tão pequeno. O peso dele é 2,3kg. O HD é de 100gb 5400rpm (fiz questão disso). Fiz questão tb de conexão firewire para cameras DV, HDs externos e etc. Ele tb tem entrada para tudo que é cartão, gravador de DVD. Deve chegar em uma semana. Espero não me arrepender :) Cheguei até pensar em comprar um i-book. Mas compramos um para a agência, mais para apresentação de trabalhos e, sinceramente, não estou disposto a jogar fora tudo o que já sei de Windows. Ainda mais depois do advento do XP e, provalvemnte, com o Vista. As coisas vão melhorar ainda mais.

Shinelada!! :)

Estou a quase 1 mes com um Libretto zero bala .. O U105 .. Deem uma procurada nas specs dele ..

Olá, Ricardo.

Muito interessante sua review. Tb tenho um W5 desde dezembro e estou muito satisfeito com o bicho, que levo até para o banheiro (argh!!!).
Mas o que me chamou a atenção foi o defeito no reconhecimento da webcam, que ocorre de vez em quando. O meu tb apareceu da primeira vez quando o note voltava do estado de espera, mas, desde então, tem acontecido com mais frequência, mesmo durante o uso normal. Já tentei todos os drivers disponíveis e estou ficando meio frustrado, pois toda vez que preciso da webcam ela me deixa na mão.
Se tiver alguma dica como evitar o problema, me avise no e-mail.
Abraços,
Marcus.

Também tenho esse problema quando ele volta de uma hibernação, as vezes não reconhece a Webcam. Mas como nunca a uso, não me dei o trabalho de tentar consertar. O que desisti foi de fazer funcionar os botões do microfone...

Olá amigos,
Possuo um notebook W5G00 e gostaria de adicionar um pente de memória de 1 GB, pois um dos meus pentes de 256BM queimaram.
Gostaria de saber se meu notebook aceitaria um pente de memória ddr2 400 da kingston de 1GB.
Sds

Paulo Roberto

Eu coloquei um de 512MB, ficando com o total de 1GB e funcionou. Acredito que funcionaria também se o total for 1.2GB, creio que já li em algum lugar que funciona.

Por favor, me ajude. Pois formatei meu note e agora não consigo usar a wirelles.
Ele encontra as redes sem fio, inclusive a minha, mas não conecta. O que eu faço?
Grato

Por favor,
Eu tambem tenho um note W5G00 e gostaria de fazer um upgrade nele. Onde eu consigo essas baterias extras que chegam a 9 horas de duração?
E alguém sabe qual é o máximo de memoria que o W5G00 suporta?
valeu

O meu está com 1GB de RAM, acho que li em algum lugar que ele suportaria até 1.5GB e não mais que isso.

Quanto a bateria, não achei no Brasil de 9 células, apenas 6. Procura no buscapé ou bondfaro que encontras.

Boa noite, meu equipamento é um asus w5000, esses dias formatei minha maquina, e nao verifiquei se tinha os driver antes para reinstalar, fui ate o site da asus baxei todos os drivers e nenhum deles funcionou... alguem teria o cd original ou algum site para me orientar... se alguem tiver o cd e me menadarem por correio ou via e-mail, ficarei muito grato... desde ja obrigado...

Ricardo,
tenho o Asus W5, mas estou com problemas para instalar a câmera. Somente as vezes ela aparece. O que devo fazer?
Abraços

Por favor amigos, alguém sabe onde consigo comprar um teclado para o ASUS W5000 ? O meu está com problemas em algumas teclas.
Desde já agradeço a atenção.

olá. formatei meu asus w5g00ae e perdi os drivers. naturalmente busquei a solução no site da marca e até agora, algumas soluçoes sugeridas nao foram corretamente instaladas. alguém tem alguma soluçao pra me ajudar?
desde já, obrigado

Como alterar cor e brilho do monitor do notebook vaio atraves das teclas. Como configurar acessos atraves das teclas s1 e s2.

Pessoal, tenho um W5000 e preciso saber quala memória que posso comprar?? Me falaram em DDR2, alguém poderia me ajudar, não entendo nada disso.
Abraço
Juliano

preciso dos drives para w5g00ae .
tenho um quero formatar mais não tenho os drives.
Porfavor se podem me ajudar sou grato a todos.


preciso dos drives para w5g00ae .
tenho um quero formatar mais não tenho os drives.
Porfavor se alguem pode me ajudar sou grato a todos.

buarqueneto@hotmail.com

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el março 4, 2006 9:29 AM.

Pinturas 3D es la entrada anterior en este blog.

Projeto Origami es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.