« Asus W5 (ou W5000 ou W5G00) | Inicio | Miscelâneas »

março 9, 2006

Projeto Origami

Asus UMPC
A Microsoft revelou finalmente do que se trata seu Projeto Origami. É um computador portátil da classe dos "ultra mobiles" - ultra móveis - que têm ganho força ultimamente. A idéia por trás desta classe de portáteis é fornecer um computador completo com um tamanho que rivalize os palmtops. Não é uma idéia revolucionária, por dois motivos. Primeiro, já fizeram antes. Segundo, é um conceito natural - a miniaturização é progressiva e a maior parte da área de um notebook hoje, por exemplo, é reservada para tela e teclado.

Ainda assim, é um conceito muito atraente. Com bluetooth integrado, pode-se ter uma base em casa com teclado e monitor e outra no trabalho, mas a parte que importa é totalmente móvel e, principalmente, utilizável sem os acessórios (ao contrário do Mac Mini, por exemplo). O peso e tamanho extras - que certamente sofrerão reduções nos próximos anos - compensariam a maior flexibilidade ganha em comparação aos tradicionais palmtops. O mercado para um produto desse tipo é um público intermediário entre os que possuem um palmtop e o acham pouco funcional e os que possuem um notebook e acham este muito grande.

Ainda não sei detalhes sobre o Origami, mas até o momento prefiro o OQO. A nova geração até pode aprender a utilizar uma touch-screen de forma eficiente, mas eu cresci usando teclado (o OQO tem um pequeno teclado embutido) e não sei se me adaptaria a telas de toque.

Particularmente, antes de comprar um notebook, eu considerei comprar o OQO. Não o fiz por questões econômicas e de desempenho, mas com mais jogadores no mercado meu próximo computador bem poderá ser um ultra-portátil.

3 comentarios

Fiquei bem entusiasmado com a idéia. Na verdade, eu lamento muito que a idéia do TabletPC não tenha dado muito certo. Imagine só: assistir a uma aula, com os arquivos da disciplina na tela, fazendo anotações nesses arquivos... Depois, ler PDFs , grifando e mantendo tudo ali, com fácil acesso. Como uma coisa dessas faz falta!

Tomei conhecimento do Origami ontem.. Projeto da Microsoft, eca.. Sou mais dos Vaios U-Series, mas mesmo assim nao compraria um brinquedo destes.. Nao teria utilidade para mim ..

Prezado ricardo como eu coloco pra visualizar videos q recebo via email no w800 ok

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el março 9, 2006 10:22 AM.

Asus W5 (ou W5000 ou W5G00) es la entrada anterior en este blog.

Miscelâneas es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.