« Life, the Universe and Everything | Inicio | Virtual e real »

abril 27, 2004

Opera M2

Ainda em busca de um cliente de e-mail novo (já que não há previsões para atualizações e melhorias no Outlook Express), resolvi experimentar o M2, cliente de e-mail integrado ao Opera.

O M2 é interessante no conceito de organização das mensagens. Não há "pastas", há "views". O conceito de "views" é bastante diferente, trata-se de um filtro local para mensagens. Assim, todas mensagens ficam em uma única pasta geral e a organização destas se faz através destes filtros locais. Isso permite que uma mesma mensagem apareça em mais de um local. Por exemplo, uma mensagem de um amigo para uma lista de discussão pode ficar arquivada tanto na pasta destinada ao amigo como na pasta destinada à lista. Em outros clientes isso é impossível, uma mensagem é sempre única e só pode existir em uma única pasta. Pode-se também apagar "views" sem apagar as mensagens associadas, criando uma maneira simples de reorganizar tudo.

O contraponto é que é uma confusão configurar o sistema. Perde-se muito tempo criando os filtros e verificando se realmente as mensagens desejadas estão ali. Mas uma vez tudo configurado, creio que o uso se torne bastante simples e eficiente. Não cheguei nesta etapa, ainda.

Outros pontos ruins, mais ou menos solucionáveis: o M2 não consegue importar os e-mails do Outloox Express. Tive que converter as caixas usando o DBXConv e então importar. Também é ruim não poder rodar o M2 em modo "stand-alone", é necessário abrir o Opera para então acessá-lo. Como resultado, acaba-se usando o Opera (navegador) também, que não é de todo ruim, mas eu gosto do Firebird. Esse problema parece ser solucionável parcialmente utilizando-se um tema especial para o Opera, chamado "Hugin and Munin", que dá a sensação de se estar rodando navegador e cliente de e-mail em aplicações distintas. Não testei ainda, porém.

Não sei se vou migrar ainda. Preciso fazer um esforço para me acostumar com o sistema de organização e ainda falta descobrir como funciona o sistema de controle de spam (e verificar se é eficiente). Além disso, há a questão do M2 ter banners de propaganda na versão grátis. Isso incomoda. O negócio é esperar o Thunderbird versão 1.0 e ver como será para só então decidir...

4 comentarios

Seja como for, usa o pop pepper.
www.poppeeper.com

Ricardo, quando eu usava windows, eu usava o Eudora. Não rola? Não tem sylpheed pra windows?

Não gosto do Eudora. Não tem Sylpheed pro Windows. Esse M2 é muito bom, mas me força a usar o Opera. Eu gosto do Outlook Express, ele vai me servir por mais um tempo pelo jeito.

O Gmail (ok, não é um cliente) também utiliza uma idéia semelhante a essa das views (eles chamam de labels). Eu achei muito boa.

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el abril 27, 2004 12:38 AM.

Life, the Universe and Everything es la entrada anterior en este blog.

Virtual e real es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.