« Jurassic Park | Inicio | Robôs e simulações »

setembro 9, 2004

Idéias e sono

Em notícia na Folha, cientistas entrevistaram pessoas e constataram que cerca de 30% relatam ter boas idéias e notarem um aumento de criatividade quando estão na cama. Deve ser o primeiro estudo em cima desse fenômeno bem conhecido, afinal quase todo mundo já teve uma grande idéia pouco antes de cair no sono, por mais que "grande idéia" seja um conceito subjetivo. É um momento de insights, provavelmente causado pelo relaxamento.

Porém, como a natureza não permite que grandes idéias surjam sem custo, geralmente nos esquecemos delas quando acordamos, por mais que pensemos, antes de dormir, que "ah, não vou me esquecer disso". Curiosamente, já ouvi casos de pessoas que anotaram a grande idéia e, ao ler pela manhã, acharam uma grande bobagem. Já aconteceu comigo, aliás. Uma evidência que talvez não seja nossa criatividade que se aumenta, mas nosso senso crítico que se reduz.

Mas eu ainda acho que se eu tivesse um caderno ao lado da cama já teria desvendado os segredos do Universo.

4 comentarios

Ricardo, não sei se você bebe, mas comigo já aconteceu, nos primeiros copos (quando o sol brilha mais e o mundo parece maravilhoso), de surgir aquela idéia de um texto ou letra de música , que parece incrível. Sempre que anoto, a idéia se revela uma grande bobagem. Talvez o sono tenha o mesmo efeito, não nos deixa mais criativo, mas nos deixa mais perceptivos, dando idéia de grandiosidade a algo normal.

É o que eu acho. Mas há estórias de cientistas que descobriram coisas importantes nesse estágio, só não sei se é um número significativo. Na verdade, eu só lembro de um, o químico que descobriu a estrutura do carbono ao delirar com uma cobra mordendo o próprio rabo. Ou algo assim. :)

Eu sempre tenho idéias geniais quando estou tentando dormir. Quando acordo, me lembro de todas e acho absolutamente implausíveis. Quando estou dormindo, ou pelo menos tentando, fico escrevendo artigos ou então montando códigos em html... isso me deixa ensandecida!!!

e é por isso que eu, como publicitário, a partir de agora vou passar o dia na cama. culpa tua ricardo :P

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el setembro 9, 2004 8:00 AM.

Jurassic Park es la entrada anterior en este blog.

Robôs e simulações es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.