Cinema, Literatura e Piscinas. Vamos lá.

Filmes baseados em livros estão decadentes. Foram dois que me deixaram com essa impressão: O Estranho Mundo de Igby e Deixe-me Viver. O primeiro é um roteiro cinematográfico original, mas está fortemente baseado em O Apanhador no Campo de Centeio. Só não é o que o clássico merece. O roteirista/diretor Burr Steers não consegue colocar a interpretação inconstante que a gente faz do Holden Caulfield no Igby. Falta um toque que individualize o filme, que não o faça parecer tão certinho e respeitoso. De qualquer forma, tem seus momentos. O outro, White Oleander no original, vem daqueles livros-dramalhões que sua mãe deve gostar, mas que soa bem escrito. A adaptação, mais uma vez, é pouco ousada. Tenta ser fiel, não interpreta o livro com olhos enviesados.

(Falando em adaptações, tem uma onda de filmes baseados em filmes. O Chamado - nas duas versões -, MedoPontoCom e The Eye são o mesmo filme, né? Falta uma boa pesquisa pra saber quem copiou quem. O último ainda tem um desfecho igual-igual-igual a A Última Profecia - e também gostaria de saber se foi mais um caso de "engarrafamento no idéiaespaço" ou plágio descarado.)

Bons filmes sobre literatura são coisa rara. Demorei a entender Swimming Pool, mas depois de entendido (se é que entendi - é daqueles filmes pra ficar discutindo) dá pra sentir como ele é interessante e original. Estréia por aqui daqui uns dias e, mesmo se você for do tipo que não gosta de pensar, ainda tem a Ludivine Sagnier com e sem biquíni.

Dá pra pensar que os diretores estão tentando transmitir a sensação da literatura, na qual sua cabeça fica muito mais aberta para imaginar personagens e situações do que num filme. Tentam manter-se fiéis ao livro para que a platéia do cinema também faça suas interpretações. Mas não adianta, o filme já é uma interpretação e você não tem como ou por que lutar contra isso. Sai ganhando quem sabe buscar as intersecções mais interessantes entre filmes e livros - e Swimming Pool é o que sabe fazer isso da forma mais criativa.

Categories

Monthly Archives

Tradutor

Powered by Movable Type 5.13-en

Tradutor

About this Entry

This page contains a single entry by Érico Assis published on desember 23, 2003 7:56 EH.

was the previous entry in this blog.

is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.