Madrugadão no ônibus, devorei dois gibizões.

The Kindly Ones é o penúltimo livro de Sandman. É o mais épico de todos: entrelaça as histórias de uns 15 personagens - alguns unidos só pela carga dramática, não pela trama - num plot que termina na morte de Morpheus.

Acho que é a única história, com exceção da primeira, que realmente avança a série. Todas as outras pegam aspectos, como pequenos contos. The Kindly Ones reúne todos esses aspectos, e tudo que você aprendeu sobre a mitologia dos personagens nos volumes anteriores, para construir uma tragédia. The Wake, o próximo, e último, volume, é epílogo.

Gaiman fala num posfácio que esse foi o livro mais trabalhoso de todo Sandman. Dá pra ver. Antes ele estava "só" estava brincando em torno do mote da série: o cruzamento entre os sonhos e a imaginação criativa - ou como somos formados por histórias, histórias essas que vêm de nosso sonhos e aspirações. Agora, ao invés de elocubrar sobre o que inspirou Shakespeare, constrói ele mesmo uma tragédia shakespeareana.

Eu prefiro as historinhas menores dentro da série, mas reconheço Kindly Ones como um esforço fantástico. Acho que é o trabalho mais complexo de toda a carreira do Gaiman.

***

Martha Washington Goes to War é continuação de Liberdade, uma das coisas meio desconhecidas do Frank Miller. Liberdade era legal, com uma narrativa agilíssima - Miller escreve pros desenhos do Dave Gibbons - e ótimas idéias. Goes to War é a seqüência sem sal. Tem uma ou duas idéias legais, como as armaduras que a sociedade secreta dá para debates entre intelectuais, e só. No final, Miller diz que a história é uma "homenagem" a Atlas Shrugged - pelo jeito que ele escreve, dá a entender que roubou toda a trama de lá.

***

Tentei dormir jogando Sudoku, agora no modo difícil, no celular. Descobri que tinha um erro lá no início, depois de 40 minutos. E o sono não veio.

Categories

Monthly Archives

Tradutor

Powered by Movable Type 5.13-en

Tradutor

About this Entry

This page contains a single entry by Érico Assis published on nóvember 6, 2006 3:55 EH.

was the previous entry in this blog.

is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.