| 8 Comments

Assisti American Splendor. O filme é uma maravilha criativa, pois enfrenta o problema de como fazer um filme sobre a história real de uma pessoa que já conta sua história real em quadrinhos, e ainda consegue ser inteligente sem soar "poser". O grande valor está justamente na inocência dos diretores, que, apesar da boa dose de ironia na produção, dão uma aparência de objetividade e "fortuidade" que faz o filme brotar como algo inesperado.

Explicações: American Splendor é o nome de uma série em quadrinhos publicada desde 1976 por um sujeito feio, ranzinza, peludo, mal-humorado, brigão, reclamão e intratável chamado Harvey Pekar. Influenciado pelo amigo Robert Crumb (deus dos quadrinhos underground), Pekar resolveu contar as histórias de sua vida - desde seu encontro com velhinhas que atravancam a fila do caixa do supermercado às aventuras sexuais de seus amigos - em quadrinhos. Pekar só escreve, e dezenas de desenhistas convidados já ilustraram sua vida.

O que tem de interessante na vida de um cara banal? Bom, nada demais. Sua personalidade chata geralmente é o principal atrativo, mas ele não é um grande observador do cotidiano, nem grande filósofo, nem bom romancista. Ele se diferencia apenas porque resolveu mostrar sua banalidade aos outros através dos quadrinhos. As melhores histórias (das poucas que consegui ler) são as desenhadas por Crumb, que domina a narrativa e sabe usar o roteiro de Pekar contra o próprio. Esses momentos de ironia são o melhor da série, e a base para o filme.

Mesmo que você não tenha paciência de ler American Splendor, o filme é imperdível. É muito, muito bom. Entre os documentários de 2004, só não fica no topo porque esse ano assisti 24-Hour Party People. Não dá pra negar que, em se falando de ironia, os ingleses ainda são os melhores.

8 Comments

A woman does not want the truth; what is truth to women? From the beginning, nothing has been more alien, repugnant, and hostile to woman than the truth - her great art is the lie, her highest concern is mere appearance and beauty. by casino games

macaroni salad
sarah geronimo
nissan charlotte north carolina
chevrolet oklahoma city
ven bailalo

dwight yoakam
milwaukee summerfest
googly com
biggy smalls
diana the valkyrie

1027 fm kiss
botella la psame
ice cream parlor
joel madden
alessandra ambrosio
booking buddy
miranda lambert
swizz beatz
manolo el del bombo
masala midnight

1027 fm kiss
botella la psame
ice cream parlor
joel madden
alessandra ambrosio
booking buddy
miranda lambert
swizz beatz
manolo el del bombo
masala midnight

bank ibc
sneaker pimps
chris daughtry
honda middlesex
naldo
aa route planner
4kids tv
conor oberst
rec warehouse
knee brace

miniature pinscher
jade puget
hobo spider
louisville mojo
maria menounos

barrington levy
booty shakin
atk hairy natural
loc spider
manson marilin

Categories

Monthly Archives

Tradutor

Powered by Movable Type 5.13-en

Tradutor

About this Entry

This page contains a single entry by Érico Assis published on desember 31, 2003 12:32 FH.

was the previous entry in this blog.

is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.