| 1 Comment

Assisti os dois primeiros melhores filmes de 2004 (é, esse ano foi rápido): 21 Gramas e Encontros e Desencontros (o site do último vale muito a pena).

21 Gramas é o novo de Alejandro Gonzalez Iñarritu, de Amores Brutos. Novamente ele conta várias histórias entrelaçadas, mas dessa vez sem separação e bagunçando a cronologia - e isso é feito perfeitamente bem, no limite certo entre a confusão e sua organização mental dos acontecimentos. O destaque é esta capacidade técnica e estética de Iñarritu - cada cena (e é um filme extremamente recortado) liga-se a outra por algum detalhe como palavras, água correndo ou fumaça, o enquadramento e o timing são poéticos, a música é ótima e os atores são fantásticos. Mas parece faltar uma história melhor. Amores Brutos tinha um sentido - fazer uma metáfora sobre México atual. 21 Gramas - apesar da intenção de ser um filme sobre esperança - não tem muita direção.

Acontece algo parecido com Encontros e Desencontros, que é o primeiro trabalho da Sofia Coppola depois de Virgens Suicidas. Não é tão bom quanto o trabalho anterior, mas ainda é um baita filme. Não é sobre criar atmosferas, como o primeiro, mas sobre relacionamentos. No caso, ela constrói a relação entre os dois personagens - o ator Bob e a filósofa Charlotte - lentamente, calculadamente, passo a passo, e no final do filme você sente que aquilo vai, de alguma forma, explodir. É sincero, é adulto, e não cai em clichês fáceis. Como 21 Gramas, é poético - e talvez tenha algo mais.

(Só pra anotar: também assisti Spun, uma incrível porcaria que me fez pensar que filmes proibidos - não foi liberados para os cinemas - são proibidos para nossa proteção.)

1 Comment

Oi Érico! li a crítica do "Encontros e Desencontros" essa semana na Veja. Fiquei com vontade de ver. Tu sabia que ela ganha uma baita grana com uma grife que vende só no Japão?

Categories

Monthly Archives

Tradutor

Powered by Movable Type 5.13-en

Tradutor

About this Entry

This page contains a single entry by Érico Assis published on janúar 5, 2004 12:17 FH.

was the previous entry in this blog.

is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.