| 3 Comments

Acho que entendi o que o Woody queria com o Match Point. ACHO.

Pelo trailer você já levava um choque: filmezinho ridícula que não mereceria nem a tela de cinema nem um dvd, devia ir direto pro SuperCine. Não dava pra acreditar nos créditos. Aí vieram as críticas: "A volta de Woody Allen", "seu melhor filme em anos". Até o próprio Woody dizendo que é um de seus filmes prediletos. Então...

Bom, no fim da sessão tive que segurar a Aline, que queria partir pra cima duma menina que comentava: "Noooossa, é o MELHOR filme que o Woody Allen já fez".

O filme é um terror. Péssimo. Absurdamente banal. Simplista, sem criatividade, convencional. Deficitariamente convencional.

Mas, como eu dizia, ACHO que entendi o propósito. Woody queria uma tragédia grega em padrões simplistas de tragédia grega, apenas num set contemporâneo. E tragédias gregas, convenhamos, são deficitariamente convencionais. Alguns gritinhos para deuses e gente furando os olhos, mas a estrutura é banalíssima. Tá ali apenas para exemplificar, ilustrar uma regra moral. Match Point - e as referências às tragédias, à Grécia, à dramaturgia moralista estão por toda parte no filme, como pistas - fica só nisso: uma parábola para dar uma lição de moralidade (ou amoralidade, entenda quem já viu o filme). Sem piadas, sem hipérbole, sem um toque woodyallenesco. Só uma exemplificação. Por isso que ele é, pra mim, tão rum.

Ou isso ou é a maldição que o Woody rogou em Dirigindo no Escuro, meio às avessas: agora que ele filme na Inglaterra, sua produção finalmente faz sucesso nos EUA. Por pior que seja.

3 Comments

Tchê, eu achei o trailer um horror. Não aguentei ver até o fim. Mas claro que vou ter que assistir ao filme.

se a tentativa foi realmente de fazer do filme uma tragédia grega, faltou intensidade, faltou exagero.é um filme banalíssimo, mas parece que serve para empolgar a massa. o casal que estava ao nosso lado vibrava. de quando em quando trocavam cutucões e podíamos ouvir alguns "bem feito" cada vez que os personagens mais hipócritas tropeçavam.
as atuações também são péssimas, irritantes, cansativas. e sair do cinema no meio da multidão pescando comentários como esse, só me fez sentir pior. saí do cinema perturbada...

E dos considerados melhores filmes de Woody Allen, como Noivo Nervoso, Crimes e Pecados, Manhattan e Hanna e Suas Irmãs.

Assistiu algum? Gostou?

Categories

Monthly Archives

Tradutor

Powered by Movable Type 5.13-en

Tradutor

About this Entry

This page contains a single entry by Érico Assis published on febrúar 24, 2006 6:46 EH.

was the previous entry in this blog.

is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.