Breaking Bad

| 2 Comments

(Sim, tem spoilers. Resumo sem spoilers: vai assistir Breaking Bad!)

"Assassinato não", diz o Walt numa cena. Ele é pai de família, já teve que quebrar seu código moral para virar fabricante de crystal meth, mas existem imperativos inultrapassáveis. "Não matar" ainda é um limite, ele repete nesse episódio.

A cena logo anterior mostra o Walt assistindo uma notícia cruel na TV, seguida de vários momentos de silêncio em que seu cérebro parece estar dando voltas. Corta, acontece isso:

(Não sei por quê, mas o vídeo está espelhado.)

Breaking Bad é um seriado sobre um professorzinho de química que vira fabricante de drogas para conseguir tirar ele e a família do aperto financeiro - que piora quando ele descobre um câncer no pulmão, apesar de nunca ter sido fumante. Não, não tem nada a ver com Weeds (o da viúva que vira traficante de maconha). É um conto dostoievskiano sobre limites morais, sobre até que ponto você pode ser justo num mundo injusto.

Tem gente que já viu genialidade desde o primeiro episódio (que ganhou prêmio do sindicato dos roteiristas, a WGA). Eu me vendi na segunda temporada. Quanto à terceira, cujo último episódio passa hoje, não existem roteiros melhores em toda a TV. Se a progressão continuar, no quarto ano vai ser o melhor seriado da história. Sério, já tá pau a pau com Sopranos.

(Não é um substituto de Lost, como alardeiam. Lost é pop, Breaking Bad é coisa séria.)

O sétimo episódio deste ano teve um final tarantinesco (não consigo achar em youtubes - aqui tem o episódio completo) que vende a série para qualquer um que ainda não tenha assistido. Não achei que pudesse ficar melhor. E aí veio esse cliffhanger. É direto, é brutal e absolutamente inesperado. E conta tudo só na expressão e no ato final do Walt (já disse que o ator, Bryan Cranston, ganhou dois Emmys consecutivos pelo papel?): existem imperativos maiores do que "não matar".

No fim do episódio, Walt diz "Corre". Corte seco, fim. Minha cabeça ainda não parou de correr.

2 Comments

O vídeo tá espelhado pra 'nao violar copyright', parece duh mas é sério :)

E sim, esse final de episódio foi uma das coisas mais WTF que eu já vi na TV, que série fantástica! Acabei de ver o final da terceira, simplesmente GENIAL!

Taí uma comparação insuportável, essa do "melhor que" ou o "substituto" de Lost. Típica de quem só assiste(iu) isso e já dispara à queima-roupa um hors concours.

Sobre o "Run": minha cabeça ainda não parou (também) de correr.

Abração (e grato pela visita).

Categories

Monthly Archives

Tradutor

Powered by Movable Type 5.13-en

Tradutor

About this Entry

This page contains a single entry by Érico Assis published on júní 13, 2010 3:07 FH.

Breaking Baaaaa was the previous entry in this blog.

Departamento de Aquisições / junho is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.