| 4 Comments

Escrevi pro Omelete, mas os editores preferiram não publicar. Entendo e concordo com as razões deles, mas não queria jogar o texto no lixo.

E-mails pedem boicote brasileiro a Turistas

Circula por e-mails a proposta de boicote da população brasileira ao filme norte-americano Turistas.

Os e-mails dizem o seguinte:

“Para quem não sabe, o filme conta a história de 6 jovens americanos que vêm ao Brasil de férias. Chegando aqui tomam uma caipirinha com 'boa noite cinderela', são assaltados, sequestrados, torturados e por fim têm os órgãos roubados por traficantes da industria negra dos transplantes. Alguns morrem e mesmo os que sobrevivem não têm um final feliz. O filme é classificado como TERROR, comparado ao filme 'O Alberge', e a EMBRATUR já está tão preocupada com a péssima repercussão do filme lá fora que, temendo uma queda brusca na receita do país vinda do turismo internacional, já está preparando campanhas intensas para serem veiculadas lá fora e tentar minimizar os estragos.

Façamos então a nossa parte. Vamos fazer deste absurdo, pelo menos aqui no Brasil, um fracasso total de bilheteria.”

Realmente, Turistas, produção da Fox Atomic, é uma versão de O Albergue passada no Brasil – jovens numa viagem paradisíaca que se transforma, literalmente, num filme de terror.

Agora, quanto a denegrir a imagem do Brasil lá fora e causar uma “queda brusca na receita do país vinda do turismo internacional” é, para o Omelete, exagero. Em primeiríssimo lugar, porque o filme é uma obra de ficção (e bem ficcional – como seguidamente acontece em livros, filmes e quadrinhos estrangeiros, o Rio de Janeiro fica do lado da Amazônia). Segundo, por ser de um gênero – o terror – que por convenção exagera aspectos da realidade para provocar sustos.

Há coisas a reclamar da representação do Brasil no filme? Sem dúvida. A indignação é válida, mas sem exageros. Boicotar um filme dos EUA no Brasil não muda nada nas contas bancárias dos produtores estrangeiros.

Boicotar é deixar de fazer alguma coisa. Fazer algo para rebater essa crítica do Brasil – que tal um filme sobre jovens brasileiros em férias na Califórnia (daonde avista-se a Estátua da Liberdade), raptados e transformados em hamburgers do McDonald’s? – seria bem mais válido.

Turistas estréia no Brasil em ______.

4 Comments

vai virar cult e um monte de gringo vai vir fazer turismo nas locações do filme. :)

Concordo totalmente. Eu não perdi minha vontade de conhecer o leste europeu depois que assisti "O Albergue", assim como tenho certeza de que as pessoas não deixaram de acampar perto de lagos depois de assistir Sexta Feira 13, ou de visitar o Japão depois de "O Grito" ou qualquer outro filme. Os estresses brasileiros deviam ser mais concernentes às notícias de verdade que, francamente, assustam mais do que qualquer filme de terror (tipo ser assaltado em sao paulo e queimado dentro de um carro). :P

Brasileiro é jeca. Por que não fazem um abaixo-assinado para melhor o policiamento, aprimorar a justiça, coibir o tráfico?

Quando a gente tem um ponto fraco, não aguenta que comentem a respeito nem de viés. Quando a gente é idiota, ao invés de ir resolver o próprio problema fica puto com quem colocou o dedo na nossa ferida.

Categories

Monthly Archives

Tradutor

Powered by Movable Type 5.13-en

Tradutor

About this Entry

This page contains a single entry by Érico Assis published on desember 14, 2006 4:24 EH.

was the previous entry in this blog.

is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.