ICQ versus MSN

| 23 Comments
icq_vs_msn.png
De um ano para cá o MSN Messenger, cliente de comunicação instantânea da Microsoft, tem ganho um espaço gigantesco sobre o ICQ. Cerca de 15% da minha lista de contatos do ICQ já migraram para o MSN ou estão usando ambos.

Quando questiono por que mudaram, duas respostas são freqüentes: "todo mundo está mudando" e "é o que usam aqui no trabalho". Naturalmente, as duas respostas estão correlacionadas, mas o que tem feito "todo mundo" resolver largar o ICQ e passar para o MSN?

Tenho duas teses. A primeira, a mais simples, é que mais pessoas estão usando o Windows XP, que traz o MSN pré-instalado. A segunda, mais divertida e elaborada, é que alguns hubs sociais mudaram para MSN por algum motivo e isso forçou todos ligados a estes a mudarem, criando um efeito em cascata que tem lentamente se propagado pela internet. O mais provável é que seja uma mistura das duas explicações: alguns hubs passaram a usar o MSN por que já vinha instalado no Windows XP.

Faz sentido: se alguém leigo a recém instalou um computador, não vai saber baixar e instalar o ICQ. No entanto, os amigos desse alguém irão querer falar com ele e mesmo já tendo ICQ será mais fácil instalar um MSN do que explicar para o outro como se instala alguma coisa diferente.

O grande defeito do MSN são três: impossibilidade de enviar uma mensagens para contatos off-line, visual muito poluído e jogos horrorosos. Os jogos do ICQ são muito divertidos (Slide-a-lama e Warsheep, principalmente). No entanto, o MSN é um cliente de mensagens mais interessante: ele permite que emoticons sejam distribuídos de forma transparente, permite mostrar imagens diretamente dentro de caixas de mensagens e possui pequenas coisas que o tornam simpático (como mostrar a música que se está ouvindo ao lado do nick, a possibilidade de se mandar desenhos feitos na hora e poder mostrar fotos das pessoas direto na lista de contatos).

O MSN tem a vantagem também de não ter propagandas nas caixas de mensagens. Na verdade, toda publicidade é utilizada de modo diferente, principalmente na forma de "tabs", que são mini-sites de anunciantes integrados ao cliente. Atualmente há uma tab para a Claro e o Mercado Livre. O espaço que se salva em não se ter banners, porém, se perde em poluição visual: barras gigantes, quebra de linha entre nick e a mensagem e informações redundantes.

No geral, o MSN tem uma larga vantagem em termos de usabilidade e simpaticidade. Ele também utiliza menos recursos: 5MB contra 10MB do ICQ no uso de memória. Mas me incomoda muito não poder enviar mensagens para contatos off-line e esse talvez seja um incômodo que não será facilmente superado. Por hora, fico com os dois.

23 Comments

Ah-rá! TE convenci!
Eu utilizava o Trillian. Esse sim é bom. Ele conjuga todos os mensageiros em um só. Só que o programa era muito instável e, às vezes, as mesangens enviadas por ele via MSN não chegavam. Acabou que abandonei.

Convenceu nada, me obrigou praticamente! Eu estava usando o Trillian muito feliz e contente até tu não começares e me ver on-line por motivos bizarros. :)

Tudo culpa sua, agora tenho que ficar vendo ícones pulando nas caixas de mensagem e emoticons animados.

Eu também tive que aderir ao "msn". Depois de *muito* tempo usando o licq, passei a usar o gaim.

eu também estou usando o gaim. Tem pra windows.

Eu uso o Trillian. Funciona muito bem. E ODEIO o MSN. No Mac uso um cliente tb, pq o ICQ pra Mac é péssimo.

Ai está uma das raras ocasiões em que concordo plenamente contigo Ricardo, acabo usando o MSN por que algumas pessoas usam, mas acho o ICQ muito melhor que o MSN.

Um dos últimos absurdos da MS em relação ao MSN foi o seu update da versão 6 para 7, que não mudou absolutamente nada no programa. Coisas da MS.

Eu usava o Trillian, mas abandonei por que ele é realmente bastante instável e não traz muitas das features do MSN (tipo, a webcam nunca funciona, e isso é importante quando se tem uma filha cujos padrinhos moram longe).
Demorei bastante tempo pra me render, e só comecei a usar o MSN por que todos no trabalho usam. Quando eu falei que usava o icq, todos riram da minha cara.

Eu uso o Miranda, que suporta um monte de protocolos e é bem leve. Tem algumas falhas, mas me comunico com as pessoas sem ter que ver coisas pulando e piscando.

O uso que dou aos dois (tres, se contar com o AIM) é enviar mensagens. Não jogo, não uso smiles e figurinhas coloridas piscando na tela e raramente envio arquivos desta forma.

Assim, o MSN só tem a perder para mim. Não envia mensagens offline, é da microsoft e tem 90% dos meus parentes, que ficam mandando smiles animados (que nao recebo - ainda bem) perguntando se achei bonitinho.

As criaturas do mestrado soh conhecem a porcaria do MSN, entao estou usando o GAIM no Windows e Linux e Adium (com a libgaim) no OSX.

icq:16458106
msn: teivan@hotmail.com
aim: otaviocc

MSN só a noite para falar com a minha mãe :)

A única coisa que me incomoda mesmo no MSN é não poder mandar mensagens off-line. Mas é muito interessante observar a diferença de política entre os dois. No MSN, você não pode mudar o nome de uma pessoa na sua lista de contato nem mudar sua foto. No ICQ tudo isso é possível. A questão política é quem tem o direito a essas mudanças. O MSN garante que a pessoa dona da identificação tenha o direito de escolher como aparecerá na lista de contatos, enquanto no ICQ é o dono da lista de contato que tem a preferencia.

Pô, faz uma imagenzinha melhor. Tipo o homenzinho do MSN arrancando as florezinhas do ICQ.
(Esse foi meu lado redator falando.)
(Quanto a minha opinião: programas de conversa são o mal. Vão trabalhar.)

Em favor do MSN: ele consegue mandar e receber arquivos atrás de um roteador sem problemas, coisa que o ICQ nunca conseguiu fazer sem ter que abrir portas. Aparentemente o protocolo do MSN é melhor que do ICQ.

não é 100% verdade ricardo. eu tenho o exato mesmo problema do icq com o msn: manda pra alguns e pra outros não, recebo de alguns e de outros nao

Uso o ICQ desde de 1999, não vi o ICQ tão podre como está hoje em dia, na verdade só continuo usando por causa de alguns poucos clientes, mas é questao de tempo para abandona-lo,nem mesmo que os desenvolvedores consigam dar uma reviravolta no software agora ja é tarde o mundo pende para o MSN para unificacao de apenas um meio... Bom, Quando surgiu o MSN realmente relutei em usa-lo por ...

...ter aquele preconceito sobre produtos novos da Microsoft, mas hoje em dia está muito bom , apesar de não ser possível enviar mensagem em OFFLINE. A versao 6 é excelente ja versao 7 está levemente mais pesada porem não interfere tanto no desempenho.

Segue aqui alguns dos principais problemas do ICQ:

- Lento demais para abrir, logar, receber contatos etc.
- Lento demais para maximizar
- Lento demais para abrir uma tela para enviar mensagem quando vc da uma double click no contato desejado.
- Banners chatos na tela de mensagem
- Sofre com muitos spammers no icq (quem nao recebe pelo menos uma vez por dia um contato de spam pedindo atuorizacao?)
- problema para enviar arquivos por causa dos firewalls
- Dificuldades para se usar webcam sendo pouco pratico...
- Impossibilidade de mudar a configuracao de recebimento de avisos de aniversários, se vc tem uma lista muito grande com bastante aniversarios tem que clicar em todos os avisos ateh sumirem isso realmente eh um saco!!!!
-Espaço de foto muito pequeno.
-E por incrível que pareça, quando vc muda seu nick nao atualiza nos clientes, leva algum tempo para atualizar e muitas vezes isso nao acontence, tendo entao que entra no contato e dar um update la dentro... ridiculo...

nas últimas vezes q tentei abrir o msn ele dizia q eu não existo. voltei pro icq :P

o msn nao deixa mudar o nome eh? Podre..
Viva o GAIM, Adium, Miranda ;)

o maior problema do msn é: o msn pra mac é piot que lantalk! e ainda por cima descontinuaram! quando invetarem de mudar de rede ou sei lá o que, adeus msn.

e realmente, o gaim é massa

Eu comecei a usar o MSN porque todos os meus amigos do circuito alternativo usavam. Essa geração nova da internet, gente que começou a usar a rede depois do Windows XP usa muito mais o MSN do que o ICQ. Acho que o ICQ é mais popular entre o pessoal que acessa a rede desde antes do ano 2000.
Eu uso os dois clientes porque tenho contatos completamente diferentes em cada um deles, salvo raríssimas exceções. E sei que não adianta tentar convencer ninguém a mudar de cliente.
Uma das coisas que me irrita MUITO no MSN são os emoticons. Porque tem aqueles pacotes de emoticons "personalizados", em que o diabo do programa substitui até um ponto de exclamação por uma coisa vermelha sorridente e pulante. É poluído e enche o saco. Mas no geral, gosto muito dele.

Bom galera eu sou da epoca que existia somente o IRC... Onde tinha q usar codigos html p poder enviar a mensagem colorir texto...
Hj uso todos e axo cada vez mais barbaro as criatividade por mais chatas que tem como os emotions, winks, e ate mesmo o botão da atenção...
Mas penso na evolução tecnologica contínua. E por isso acho interessante recursos inovadores. Sou programadora, e em cima de um programa quero sempre aprimorá-lo. E é isso que a MS e entre outras empresas fazem. Inovar. Sou do acordo não gosto de emotions não uso... E se tem amigo q usa muito eu acabo n conversando com ele. POis tem a teclas de atalhos q ao menos podes respeitar a outra pessoa q esta conversando com vc.
E p vcs q nao gostam e tals usem o meebo ou o gaim eles são muito bons o gaim é o melhor na minha opinião. Além de ter versão windows vc consegue visualizar as pessoas q estão offline mas estao online ou as pessoas q n tem mais vc no msn tipo te deletaram e ate mesmo qm bloqueou vcs.

FLw bom divertimento p vcs

Pena que hoje é diferente, todos usam MSN, ICQ foi meio que extinto do Brasil.

HJ em dia com o windows live mesenger temos todos recursos do ICQ da epoca agora não sei como o programa (ICQ) esta pois hoje não vejo porque mudar de mesenger afinal o msn deu uma melhora 100% ainda mais com o plus ^^

Leave a comment

About this Entry

This page contains a single entry by ricardo published on julho 13, 2005 5:55 PM.

The Blank Slate - Fim was the previous entry in this blog.

A Fantástica Fábrica de Chocolate is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.